Relatório de Gestão Fiscal

Revista

Projeto de Expansão

Notícias

Dicom/DPE-GO é finalista em duas categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

AddThis Social Bookmark Button

A Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) é finalista da 16º edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Mídia Radiofônica. A servidora e jornalista da Dicom, Lívia do Amaral Trindade, também é finalista na categoria Artigo Acadêmico. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 22 de junho, em Cuiabá. O prêmio integra a programação do XIV Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, o Conbrascom.

O prêmio reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação dos órgãos do sistema de Justiça brasileiro. Ao todo, são 15 categorias. A Comissão Julgadora é formada por 36 profissionais do meio acadêmico e do mercado, de diversas regiões do Brasil. Os finalistas concorrerão, também, ao “Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça”, que será concedido ao trabalho melhor avaliado, em processo de julgamento que reunirá notas do júri técnico e do júri popular.

O trabalho finalista na categoria Mídia Radiofônica consiste em dois spots de divulgação do programa Defensoria Itinerante, realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2017, em Santo Antônio do Descoberto (GO). O primeiro áudio diz respeito aos atendimentos nas áreas de Família e Cível, e o segundo trata dos atendimentos relacionados a problemas financeiros. A locução, roteiro, produção e edição dos áudios foi do jornalista/radialista Dias Mendes, tendo a revisão e supervisão da diretora de Comunicação Social e jornalista Tatiane Pimentel. 

Fugindo do formalismo jurídico, o material teve tom descontraído e pode levar a informação sobre os tipos de atendimento a serem prestados no evento de forma leve, mas com conteúdo. O Defensoria Itinerante leva atendimento jurídico, integral e gratuito à população carente das regiões onde a Defensoria Pública do Estado de Goiás ainda não está instalada de forma permanente. Santo Antônio do Descoberto foi o primeiro município a ser atendido pelo programa em 2017.

O artigo acadêmico finalista analisa a usabilidade da busca por informações processuais no site do Tribunal de Justiça de Goiás, com base nos critérios da comunicação pública e por meio de análise heurística. O trabalho foi publicado durante o mestrado interdisciplinar em Direitos Humanos, pela Universidade Federal de Goiás, concluído pela servidora em 2017.

 

Dicom/DPE-GO com informações do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ)