Direitos Humanos das mulheres é tema de primeira aula do curso Defensoras Populares

No primeiro dia do Curso de Defensoras Populares, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE–GO), por meio do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem) e da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), as mulheres conheceram a Defensoria Pública do Estado de Goiás e como acessar os serviços da instituição, além de palestra sobre Direitos Humanos das mulheres. A abertura do curso, realizado com o apoio do Grupo de Mulheres Negras Samba Crioula e da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu nesta sexta–feira (26/04), às 13h30, no auditório da Maternidade Nascer Cidadão, localizada na Avenida Oriente, Jardim Curitiba, Região Noroeste, em Goiânia.

O defensor público-geral do Estado Domilson Rabelo da Silva Júnior agradeceu à disposição das mulheres em participar do curso e ressaltou a importância de realizá-lo na região onde elas moram. “Primeiramente, quero agradecer a todas por organizarem o seu tempo para estarem aqui. É muito importante para nós e por isso, nos organizamos para que esse curso acontecesse perto de vocês. A nossa instituição estará sempre ao lado de vocês.”

A coordenadora do Nudem, Gabriela Hamdan, disse que o principal objetivo é que todas as mulheres terminem o curso capazes de identificar quando a violência de gênero acontece e como ajudar outras mulheres a acessar a rede de atendimento. “Vocês terão palestras sobre direitos, sobre a rede de atendimento e saberão o que fazer quando encontrem uma amiga ou uma vizinha com marcas de agressão”, destacou a defensora pública.

A palestra inicial promovida pela coordenadora do Nudem e pela coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos, Fernanda Fernandes, tratou do acesso ao atendimento jurídico integral e gratuito da Defensoria Pública e onde e como funcionam as unidades. Logo após, a presidente do Conselho Estadual da Mulher (Conem-GO), Ana Rita de Castro, os Direitos Humanos das mulheres –Informações sobre os principais marcos normativos de reconhecimento de direitos humanos das mulheres.

Parceira da Defensoria na realização do curso de Defensoras Populares, a líder do Grupo de Mulheres Negras Samba Crioula, Sandra Regina Martins, ressaltou a importância do curso. “A nossa luta é trazer os benefícios para a nossa região e realizar esse curso aqui é um sonho.”

A abertura do Curso de Defensoras Populares contou também com a presença do presidente da Associação Goiana de Defensores Públicos (AGDP), Allan Montoni Joos, que enalteceu a iniciativa, e de gestoras dos centros de saúde dos bairros Curitiba III, Morada do Sol e Jardim Primavera.

O Defensoras Populares inaugura a programação do Maio Verde, mês em celebração à Defensoria Pública em todo o país, e que traz como tema em 2019 a defesa dos direitos das mulheres, com o slogan Em defesa delas. O curso é gratuito e oferta 60 vagas. A seleção das participantes ficou sob responsabilidade do Grupo Samba Crioula, liderado por Sandra Regina Martins, que é da Região Noroeste e conhece as demandas da área. Após o curso, essas defensoras continuarão trabalhando com seus tradicionais afazeres e profissões, mas, capacitadas em direito para saber ajudar, dar o primeiro socorro às pessoas atendidas e saber fazer o encaminhamento correto para os serviços.