Doações

Defensoria recebe do Conselho de Usuários da TIM acesso a 0800 para resolver demandas dos assistidos

O defensor público-geral do estado de Goiás,  Cleomar Rizzo Esselin Filho, recebeu do Conselho de Usuários TIM - Centro Oeste, na manhã desta quinta-feira, dia 24/09, o serviço de atendimento 0800, primeiro do região, para resolver, extrajudicialmente,  os problemas  dos usuários da operadora de telefonia,  no estado. A entrega foi realizada  pelo presidente do Conselho de Usuários,  Artêmio Ferreira Picanço Neto, com a presença do Secretário Nacional  dos Conselhos de Usuários da TIM, Ricardo Alves; o gerente da Defensoria Cível,  defensor público Domilson Rabelo Júnior; o defensor público Márcio Rosa; o representante da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (ADVEG), Audier Silva Gomes; e outros representantes do Conselho de Usuários da empresa.  A reunião foi realizada na sede administrativa da DPE-GO, no Setor Sul, em Goiânia.

O defensor geral, Cleomar Rizzo Filho,  enfatizou  na reunião que a Defensoria Pública  de Goiás encampa todas as ações possíveis em favor dos assistidos. Cleomar  destacou que esse 0800 é um novo e importante canal de comunicação com o assistido da Defensoria e uma demonstração de que a empresa esta interessada em resolver os problemas de seus usuários. "Temos adotado todas as medidas possíveis para evitar a judicialização, para dar maior celeridade na solução de demandas. Essa é uma recomendação do CNJ e as Defensorias de todo o país têm trabalhado neste sentido", explicou o defensor geral.

1º  do Centro-Oeste

O Secretário Nacional  dos Conselhos de Usuários da TIM, Ricardo Alves, agradeceu  a receptividade da  Defensoria, lembrou que Goiás é o 1º estado do Centro-Oeste a implantar o serviço de atendimento pré processual e explicou que a empresa de telefonia escolheu Goiás por causa da Defensoria. "A Defensoria de Goiás tem pouco tempo de atuação, mas  já conta com uma grande  credibilidade, com grande ação de ordem social. Por esse motivo escolhemos o estado de Goiás. Insistimos e fizemos um alinhamento para que fosse aqui", detalhou.

O presidente do Conselho de Usuários da TIM -  Centro Oeste,  Artêmio Ferreira Picanço Neto, explicou que  a empresa é um grupo que busca fazer um trabalho  construtivo e melhorias constantes, mas que esbarra   muitas vezes  numa legislação restritiva. Artêmio afirma que a Defensoria  tem o papel primordial para a solução dos problemas dos usuários. "O apoio da Defensoria Pública é imensurável neste sentido, imprescindível  para a melhoria da qualidade de atendimento aos nossos usuários", finalizou.

O defensor público Márcio Rosa, que iniciou as negociações para a implantação do serviço na Defensoria  de Goiás,  afirmou que esta é uma iniciativa muito interessante, com  preocupação relevante junto ao consumidor, que busca resolver os problemas  com celeridade. Já o gerente Cível, defensor Domilson Rabelo Júnior, disse que esta ação casa-se perfeitamente com os objetivos  constitucionais da Defensoria.

Canal direto

A empresa de telefonia  abre  este canal direto ao defensor público  para que ele possa atuar na defesa dos direitos dos usuários da operadora e para a  melhoria dos serviços prestados pela empresa. A central da empresa, que vai atender a DPE-GO,  funciona no Rio de Janeiro (RJ) e conta com 20 profissionais,  com poder de decisão,  para resolverem os problemas dos usuários em 12 minutos em média.   A empresa de telefonia  já atua com este serviço com outras Defensorias Públicas no país. Pelo menos 90% dos casos são resolvidos.

CDC em Braile

Ainda na reunião, Artêmio Ferreira e Ricardo Alves entregou  um Código de Defesa do Consumidor em Braile  à Defensoria Pública e outro  à Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (ADVEG).

Conselho de Usuários

O Conselho de Usuários foi criado a partir de uma iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o objetivo de aproximar usuários da telefonia móvel de operadoras e órgãos de defesa do consumidor, incentivando a participação social para contribuir na melhor prestação de serviços. Existem cinco conselhos de usuários, um em cada região do país e cada conselho se reúne trimestralmente.

Ascom/DPE-GO