Defensoria obtém liminar para internação de paciente em UTI

A pedido da Defensoria Pública de Goiás, a Justiça concedeu à dona de casa Divina Abadia dos Santos, 70 anos, medida liminar determinando à Secretaria Municipal de Saúde a sua imediata internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A paciente está internada no Cais Jardim Novo Mundo com insufiência pulmonar grave e indicativo de cirurgia para amputação de membro superior, conforme o relatório médico apresentado junto à Defensoria.

A vizinha e responsável pelos cuidados de dona Divina, Cirlene do Socorro Dutra, procurou ajuda na Defensoria no início da noite de quarta-feira. Diante da gravidade do quadro e da alegação do município de que não há vaga para a transferência imediata, o advogado da Defensoria, Alessandro Gonçalves de Castro, impetrou mandado de segurança contra secretaria municipal de Saúde.

O mandado foi expedido ao juiz plantonista, Ricardo Teixeira Lemos, que concedeu liminar no mesmo dia e fixou multa diária no valor de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão.